Porque seu gato precisa para se sentir seguro

Como os humanos, os gatos têm necessidades para se sentirem felizes e seguros. Para ajudar a entender os “recursos essenciais” de que seu gato precisa, pense em quando você se mudar para um novo apartamento / casa.

O que você faz para se sentir confortável e fazer deste novo lugar sua casa? Normalmente, limpamos, abastecemos o banheiro e a cozinha, arrumamos nossa cama com nossos próprios lençóis e travesseiros e, em seguida, decoramos com cortinas, quadros e itens pessoais.

As necessidades do seu gato são semelhantes e você deseja ter um ambiente que o faça se sentir confortável.

Atendendo às necessidades do seu gato

Ofereça um lugar seguro – Todo gato precisa de um lugar seguro e protegido para onde possa se retirar para que se sinta protegido ou que possa ser usado como área de descanso. O gato deve ter a capacidade de sair e entrar no espaço por pelo menos dois lados se se sentir ameaçado. A maioria dos gatos prefere que o espaço seguro seja grande o suficiente para caber apenas eles, tenha lados ao redor e seja elevado do chão.

Fornece recursos ambientais chave múltiplos e separados – Os recursos chave incluem comida, água, áreas de banheiro, áreas para arranhar, áreas de lazer e áreas de descanso ou dormir. Esses recursos devem ser separados uns dos outros para que os gatos tenham acesso livre sem serem desafiados por outros gatos ou outras ameaças potenciais.

Ofereça oportunidades para brincadeiras e comportamento predatório – brincadeiras e comportamentos predatórios permitem que os gatos satisfaçam sua necessidade natural de caçar. A brincadeira pode ser estimulada com o uso de brinquedos interativos que imitam a presa. Os gatos precisam ser capazes de capturar a “presa”, pelo menos de forma intermitente, para evitar a frustração. Usar quebra-cabeças de comida ou bolas de comida pode imitar a ação de caçar uma presa e fornece um comportamento alimentar mais natural.

Fornece interação social humana-gato positiva, consistente e previsível – as preferências individuais dos gatos determinam o quanto eles gostam de interações humanas, como acariciar, catar, brincar ou conversar, ser pego e sentar ou deitar no colo de uma pessoa.

Fornece um ambiente que respeita a importância do olfato do gato – Ao contrário dos humanos, os gatos usam o olfato para avaliar o que está ao seu redor. Os gatos marcam seu cheiro esfregando o rosto e o corpo, o que deposita feromônios naturais para estabelecer limites dentro dos quais eles se sentem seguros e protegidos. Evite limpar o cheiro dessas áreas. Alguns cheiros podem ser ameaçadores para os gatos (por exemplo, animais desconhecidos, produtos perfumados ou produtos de limpeza), o que pode levar a comportamentos problemáticos, como urinar fora da caixa sanitária ou coçar em áreas indesejáveis.

Leia o folheto sobre as necessidades ambientais do seu gato acima para obter mais informações sobre cada um deles.

Cinco itens para um ambiente seguro para seu gato

  1. Comida – Horários de refeição previsíveis e tigelas de comida individuais para cada gato em sua casa.
  2. Água – Limpe a água doce em um local que seja atraente para o seu gato.
  3. Vaso sanitário – Uma caixa de areia conveniente, limpa e privada para servir o seu gatinho.
    1. Como regra geral, o número de caixas sanitárias deve ser um a mais do que o número de gatos em sua casa.
    2. Muitos gatos preferem uma caixa de areia maior, com uma vez e meia o comprimento do corpo e pelo menos 2,5 cm de profundidade.
    3. A cama deve ser recolhida pelo menos uma vez ao dia.
  4. Lugar seguro para dormir – roupa de cama macia, bem como cheiros e sons familiares, fornecem segurança para seu gato. Alguns gatos também gostam de ter lugares macios e aconchegantes para se esconder.
  5. Território familiar – superfícies de fricção e arranhões deixam o cheiro do seu gato e marcam o território com um toque pessoal. Certifique-se de fornecer muitos postes para arranhar para encorajar arranhões apropriados .

Outras dicas

  • Cada gato em sua casa precisa de um conjunto completo dos recursos listados acima. Pode haver alguma sobreposição, mas o compartilhamento requer que você tenha uma avaliação precisa da relação de cada gato com os outros gatos em sua casa.
  • Esses recursos devem estar localizados em áreas de baixo tráfego, livres de ruído excessivo (ou seja, não perto de uma área de serviço barulhenta) e com pelo menos duas maneiras de o gato entrar ou sair. Isso permite que seu gato fuja ou escape caso se sinta ameaçado ou estressado.
  • Os gatos também precisam ter a oportunidade de brincar para que possam satisfazer sua necessidade natural de caçar e perseguir, além de fornecer estímulo mental e físico.

Confira alguns dos suprimentos básicos de que você precisa para que seu gato se sinta seguro.