Check up Veterinário em gatos: tudo que você precisa saber

Check up Veterinário em gatos: tudo que você precisa saber

- 24 de agosto de 2021

Você fica curioso para saber o que acontece durante o check up anual do seu gato? 

Pode parecer que seu veterinário está apenas acariciando seu gato. No entanto, eles estão examinando a saúde e o estilo de vida do seu gato durante o check up. É uma experiência única e adaptada ao seu gato, especialmente quando realizada por um profissional veterinário que obteve seu Certificado de Amigo do Gato/Cat Friendly Practice®.

Aqui estão algumas dicas sobre o que acontece durante um check up de rotina. Normalmente, o exame é dividido em quatro partes:

Coleta de perguntas e informações

Uma das partes mais importantes do check up anual, é quando a equipe veterinária lhe faz perguntas e coleta as informações sobre o seu gato. Como tutor, você tem informações bem valiosas que o veterinário precisa saber para que possa avaliar adequadamente a saúde do seu gato.

Essas perguntas são feitas por um assistente veterinário treinado, um técnico veterinário certificado ou próprio veterinário. As perguntas comuns incluem:

Como seu gato veio morar com você?

O que seu gato come diariamente?

Quanto seu gato normalmente come por dia?

O seu gato tem algum problema de saúde anterior?

O seu gato está tendo problemas para usar a caixa sanitária?

O seu gato tosse, espirra, vomita ou tem diarréia?

Seu gato viajou para outro estado desde o último check up?

Você notou alguma mudança na capacidade do seu gato de correr ou pular nas coisas da sua casa?

O seu gato está com microchip?

Seu gato sai de casa?

Você tem alguma preocupação com o seu gato?

Você vai viajar com seu gato?

Existem outros animais de estimação em sua casa?

Exame prático

É importante que o veterinário passe algum tempo olhando para o seu gato e prestando atenção em dicas importantes para ajudar a determinar o estado de saúde dele.

Durante o exame, seu veterinário realiza uma avaliação completa de todos os principais órgãos, incluindo:

Abdômen

Tônus muscular

Pelo e pele

Orelhas e olhos

Boca, gengiva e dentes

Articulações e coluna

Sob a cauda

O exame inclui pesar seu gato. Se o seu gato já passou por check up antes, eles irão comparar o peso atual com os anteriores. Uma pontuação de condição corporal é freqüentemente atribuída para indicar se o peso do seu gato é adequado para sua idade, tamanho e raça. Se o seu gato está estressado ou assustado, a equipe veterinária pode fazer com que ele permaneça na parte inferior da caixa de transporte e / ou sob uma toalha. Em seguida, eles podem pesar seu gato no final do check up. Se o veterinário notar algo anormal ou preocupante, ele fará uma anotação e discutirá isso com você mais tarde.

Discussão

Agora é a hora de você e o veterinário conversar com mais detalhes. Seu veterinário deve relatar o que observou durante o exame e fazer recomendações adicionais de cuidados.

Os gatos muitas vezes escondem sinais de doença e dor, por isso é comum que o veterinário sugira exames de laboratório para avaliação. Isso permite que eles determinem quaisquer problemas que seu gato possa estar enfrentando. Agora é a hora de você fazer qualquer pergunta que possa ter e pedir conselhos. Lembre-se de que seu veterinário é seu parceiro, bem como um profissional médico, ele deseja ajudá-lo a fornecer os melhores cuidados para seu gato. Não tenha vergonha de pedir conselhos sobre assuntos como caixa de areia ou questões comportamentais, bem como o que esperar quando seu gato envelhecer.

Tomando e analisando exames

Com o seu consentimento, os exames são obtidos por seu veterinário ou outro membro da equipe veterinária. Se forem necessários medicamentos, eles são recomendados neste momento. Certifique-se de pedir uma demonstração de  como administrar qualquer medicamento . Desta forma você pode se sentir confiante em fazer isso em casa sem o seu veterinário.

Seu veterinário ou um membro da equipe veterinária deve contatá-lo dentro de 24 a 48 horas, detalhando os resultados de quaisquer exames laboratoriais. Eles também fornecerão uma recomendação sobre as próximos passos para ajudar a garantir que seu gato permaneça o mais saudável possível pelo maior tempo possível. É uma parceria entre você e a equipe veterinária e depende da comunicação e da confiança. Você deve se sentir à vontade para ligar para a equipe veterinária em caso de dúvidas, preocupações ou atualizações sobre o seu gato.

Contribuição da Dra. Paige Garnett, DVM

Leave a Comment