Toxoplasmose

Toxoplasmose

- 9 de dezembro de 2019

A toxoplasmose é uma doença que assusta muito as pessoas, principalmente as grávidas. E com toda razão! Nessa matéria, eu explico tudo o que você precisa saber sobre essa enfermidade e como se prevenir.

Os sintomas variam de acordo com a espécie. Os mais frequentes em cães são:

Dificuldade de respirar (também citada como dispneia e angústia respiratória)
Anorexia que é quando o animal deixa de comer
Falta de equilíbrio e de coordenação nos movimentos, também chamada de ataxia
Diarreia
Já nos gatos, é comum observar:

Anorexia
Perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento (letargia)
Icterícia que é quando o animal fica com a pele e mucosas amareladas.
Febre
Dispneia (dificuldade de respirar) ou Taquipneia (respiração acelerada)
Pneumonia
Dor e desconforto abdominais
Distúrbios comportamentais, como andar em círculos e esbarrar em objetos, provenientes da encefalite (inflamação do cérebro) e das lesões oculares.

Em humanos, os sintomas mais observados são:

Resfriado leve
Febre
Apatia
Dores musculares, tecnicamente conhecida como mialgia
O Toxoplasma também causa lesões oculares nos humanos. O sintoma mais frequente nesse tipo de lesão é a diminuição da visão que pode ser acompanhada de vermelhidão ocular, visão de pontos pretos flutuando na frente dos olhos, dor ocular e intolerância à luz (fotofobia).

Saber os sintomas é algo muito importante, mas saber como prevenir é ainda mais. Por isso, não esqueça de compartilhar o vídeo, pois dessa forma você me ajuda a levar essas informações para outras pessoas protegendo mais grávidas, crianças e gatinhos.

Fonte: https://divaveterinario.com.br/entendendo-a-toxoplasmose/
Literatura utilizada:

VIDOTTO, O. et al. Toxoplasmose. In: Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. Volume I. 1. ed. Rio De Janeiro: Editora Roca, 2015. p. 703-712.
LOPES, A. C. Patologia Médica e Cirúrgica na Gestação. In: Tratado de Clínica Médica. Volume I. 3 ed. São Paulo: Editora Roca. 2015. p. 4143-4146.
JOBIM, E. M.; SILVA, J. E. P. Toxoplasmose, uma doença congênita. Revista saúde, Santa Maria, v. 30, n. 1 e 2, p. 50-56, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6362>. Acesso em: 01 fev. 2018.