Obesidade

Seu gato está acima do peso? Você sabe o que é um peso corporal saudável para o seu gato?
As imagens de gatos gordos que se popularizaram em histórias em quadrinhos e memes da internet mudaram as ideias das pessoas sobre o peso corporal ideal ou normal de um gato. É bem possível que seu amigo felino esteja carregando um pouco (ou muito) peso extra.
Seu veterinário pode ajudá-lo a descobrir um peso saudável para seu gato.
Preocupações com a saúde relacionadas à obesidade
- Você sabia que quando os gatos têm um peso corporal ideal, em média, eles vivem mais? Não só isso, mas eles tendem a se sentir melhor também!
- A obesidade em gatos tem sido associada a muitos problemas de saúde, como diabetes , doenças hepáticas e cardíacas, para citar apenas alguns.
- As células de gordura podem liberar mediadores pró-inflamatórios na corrente sanguínea, o que predispõe os gatos à inflamação. Isso pode aumentar muitas condições, como doenças inflamatórias intestinais (DII) e asma – duas doenças muito comuns em gatos.
- Conforme os gatos envelhecem, a artrite ou doença articular degenerativa (DJD) , muitas vezes se torna um problema. Os gatos tendem a desenvolver artrite nas articulações dos membros e da coluna, que é agravada pelo peso extra nessas articulações.
Diagnóstico e Tratamento da Obesidade
- Se você está preocupado com o peso do seu gato, agora é a hora de agir. Dê início ao seu gato no caminho para uma vida mais saudável e feliz.
- Envolva seu veterinário para garantir que seu gato perca peso de maneira segura e saudável. Juntos, vocês podem criar um programa com metas de perda de peso, certificar-se de que o peso está caindo em uma taxa adequada e garantir que todas as necessidades nutricionais do seu gatinho sejam atendidas.
Dieta

- Durante a visita ao veterinário, discuta o tipo e a quantidade de comida que seu gato está comendo.
- Lembre-se de compartilhar todas as guloseimas que seu gato recebe. Essas migalhas do seu prato de jantar também contam.
- Existem muitos tipos diferentes de alimentos que podem criar uma dieta mais saudável para o seu gato, incluindo dietas especiais com receita. Você e seu veterinário descobrem o que funciona melhor para vocês dois.
- Em famílias com vários gatos, geralmente um deles rouba comida dos outros gatos. Isso torna difícil para você regular o que seu gato come. Diferentes estratégias podem ser usadas, como alimentação controlada com refeição em áreas separadas ou colocar a comida onde apenas um gato possa ter acesso. Existem até dispositivos que você pode comprar que só permitem que um gato específico acesse a comida com base em uma coleira de identificação ou microchip! Discuta as especificidades de sua situação durante a visita ao veterinário para chegar a soluções criativas para sua casa.
Mimos e recompensas
- Pode ser difícil não tratar seu amigo felino com muita comida e guloseimas. No entanto, a comida é apenas uma das maneiras de estragá-los.
- Você pode recompensar seu gato com erva-dos-gatos, brincadeira ou simplesmente com atenção amorosa.
- Alimentadores de quebra-cabeça também podem ser uma ótima maneira de diminuir a velocidade de alimentação e fornecer atividade e estímulo.
Exercício
- Assim como acontece com as pessoas, a atividade diária é uma parte importante do plano de perda de peso de seus gatos.
- Os gatos internos são particularmente propensos à inatividade. Com um pequeno esforço da sua parte, o seu gato pode começar a fazer mais exercícios, o que vem com a vantagem adicional de ser mais estimulado mentalmente também!
- Leia o folheto “ Necessidades ambientais do seu gato ” da AAFP para cuidadores de gatos, para aprender como criar um ambiente envolvente para que seu gato atenda às suas necessidades físicas e emocionais.