Nariz de cão seco

Nariz de cão seco

- 24 de novembro de 2019

 

Os proprietários frequentemente perguntam se o nariz morno e seco significa que seu cão está doente. A resposta curta é não. O nariz de um cão saudável vai de úmido a seco várias vezes ao longo do dia. E há muitas razões não relacionadas à saúde que podem contribuir para o seu cão ficar com o nariz seco e morno. Aqui estão algumas delas:

  • Deitar-se ao sol;
  • Passar algum tempo próximo a uma fonte de calor;
  • Ficar em um cômodo com pouca circulação de ar.

Observar o nariz do cão é uma boa forma de verificar alguns outros problemas. Cães com nariz pálido ou rosado estão sujeitos às queimaduras de sol. Se a pele sobre o nariz de seu cão estiver seca, vermelha ou descamando pode ser que isto tenha sido causado por um eritema solar. Pergunte ao seu veterinário qual o protetor solar correto para proteger seu filhote. É importante proteger os filhotes de cães susceptíveis às queimaduras solares, pois queimaduras seguidas podem levar ao câncer de pele.

Se o nariz de seu filhote apresentar lesões ou crostas, pode haver um problema dermatológico por trás disso. Peça para seu veterinário avaliar o quadro.

Ao examinar o nariz de seu cão, outra coisa que você deve observar é se existe secreção nasal. Se houver algum tipo de secreção aquosa, ela deverá ser transparente. Caso o seu filhote esteja produzindo secreção nasal espumosa, espessa, com muco amarelo, verde ou até mesmo preto, consulte seu veterinário.

Fonte: www.hillspet.com.br